News
process...

PR timorense inaugura aeroporto Xanana Gusmão e defende diversificação económica

O Presidente da República timorense disse hoje que o investimento significativo do Governo no sul do país deve ser aproveitado com o fortalecimento dos setores agrícola e turístico, exigindo uma aposta ainda maior na formação de recursos humanos.

O chefe de Estado falava a cerca de 15 quilómetros da vila de Suai, localizada a cerca de 140 quilómetros sudoeste da capital, onde hoje inaugurou o Aeroporto Internacional Comandante-em-Chefe das Falintil Kay Rala Xanana Gusmão.

"Poder desenvolver rapidamente uma agricultura industrializada nesta área que possui grandes potencialidades agrícolas e, em simultâneo construir estradas adequadas e outras infraestruturas básicas para a satisfação das necessidades básicas do nosso povo", disse Francisco Guterres Lu-Olo.

Considerando a costa sul do país, em que se insere o projeto Tasi Mane, "uma espécie de nova fronteira" de Timor-Leste, Lu-Olo disse que apesar de "ser rica em recursos tem uma densidade populacional baixa".



"A costa sul não está devidamente povoada. Contudo os solos mais férteis estão na costa sul e a riqueza petrolífera está na costa sul", afirmou.

"A construção de grandes infraestruturas aqui demonstra o arranque para a nova fronteira", explicou ainda.

A inauguração decorreu perante várias individualidades timorenses incluindo o presidente do Parlamento, Adérito Hugo da Costa, o chefe do Governo Rui Maria de Araújo, vários membros do executivo e deputados.

Presente e em lugar de destaque esteve também Xanana Gusmão, ministro do Planeamento e Investimento Estratégico que cumpre hoje 71 anos e que, depois da inauguração, participou na vila de Suai na abertura da campanha eleitoral do seu partido, o CNRT, para as eleições legislativas de 22 de julho.

O aeroporto, que começou a ser construído em 2014, insere-se no mais amplo projeto Tasi Mane, de desenvolvimento de toda a costa sul do país.

Este projeto inclui a construção da Base de Apoio de Suai -, zonas logísticas, residenciais e industriais - a refinaria de Betano, uma unidade de processamento de Gás Natural Liquefeito (GNL), um porto, a autoestrada Suai-Beaçu e o gasoduto até ao campo Greater Sunrise, no Mar de Timor.

Na preparação do Orçamento do Estado para 2016 o Governo atualizou o custo total do projeto para 93,7 milhões de dólares.

Para o chefe de Estado o esforço de desenvolver o sul do país "torna relevante a construção de um complexo aeroportuário" em Suai, um investimento que "exige tempo para que se alcancem retornos".

Além de reforçar a mobilidade dos timorenses, tornando mais rápida a ligação entre o norte e o sul do país, o aeroporto exige "o bom desempenho noutros setores de atividade" como o turismo, que pode ser potenciado nesta região, disse.

Lu-Olo recordou que a região viveu grandes massacres durante o período imediatamente após a divulgação dos resultados do referendo de 1999, em que os timorenses escolheram a independência.

O projeto inclui o alargamento e reforço da pista do aeroporto para 1.500 metros de comprimento e 30 de largura, zonas de proteção e de estacionamento, sistema de drenagem e estruturas de segurança do perímetro.

Sistemas de controlo e de apoio à navegação, torre de controlo, estação de meteorologia e o que será, para já, o melhor terminal do país, fazem ainda parte do projeto que, segundo a petrolífera nacional timorense, a Timor Gap, "permitirá aumentar os serviços de passageiros e carga para a indústria petrolífera".


ASP // JPF | Foto TATOLI / António Gonçalves
Share to Google Plus share to whatsapp

About Lospalos News

Lospalos News hanesan media ida ne'ebe eziste hosi ema Lospalos atu transmite informasaun sosial ba publiku no laiha interese ba kualker aspeitu ne'ebe iha relasaun ho osan. informasaun ne'ebe Lospalos News publika mai hosi fontes barak, ho intensaun atu publika tutan ba ema hotu ne'ebe presiza.
comments

0 komentar :

Post a Comment

Komentariu lao ho Etika