News
process...

OECUSSE | População de enclave timorense menos isolada com lançamento de nova ponte

Lifau, Timor-Leste, 12 jun (Lusa) - A população da zona ocidental do enclave timorense de Oecusse está a partir de hoje menos isolada, beneficiando da Ponte de Noefefan, inaugurada no fim de semana e que atravessa a ribeira de Tono, intransitável na época das chuvas.

Considerado já um dos projetos mais emblemáticos do programa de desenvolvimento da Região Administrativa Especial de Oecusse-Ambeno (RAEOA) a ponte - de 360 metros de comprimento, 20 metros de altura e com três arcos - foi inaugurada pelo Presidente da República Francisco Guterres Lu-Olo.

Um investimento de 17 milhões que permite que a população da metade ocidental do enclave tenha um acesso mais rápido e seguro à capital da RAEOA, Pante Macassar, de onde partem as principais ligações - por mar, ar e terra - para o resto de Timor-Leste.

A ligação entre as duas zonas do enclave, separadas pela ribeira de Tono, não era sempre fácil, especialmente na época das chuvas - entre novembro e abril - em que a travessia chegava a tornar-se impossível.

Mais de 3.600 famílias residentes na parte ocidental do enclave podem agora ter acesso à capital e aos seus serviços, incluindo acesso a escolas e ao Hospital de Referência, enquanto o Estado passa a ter mais acesso para o desenvolvimento de outros serviços nessas zonas, incluindo eletricidade e água e saneamento, destacam as autoridades da RAEOA.

Para o chefe de Estado, Francisco Guterres Lu-Olo, a ponte é o símbolo de um projeto mais amplo de desenvolvimento que pretende "corrigir" a injustiça dos primeiros anos depois da independência, em que o enclave foi deixado na periferia.

Lu-Olo recordou que foi no enclave, mais propriamente na praia de Lifau, que começou a história de Timor-Leste, já que foi ali que chegaram, há 500 anos, os primeiros navegadores e missionários portugueses.

Oecusse, disse, merece um tratamento especial na Constituição de Timor-Leste mas só nos últimos dois anos, com o projeto de desenvolvimento da RAEOA se começou "a fazer justiça" garantindo que a região "deixa de ser enclave, deixa de estar isolada".

O Presidente recordou que, além do isolamento, o enclave sofria outros problemas, inclusive naturais, que "entravavam o desenvolvimento" como é o caso de "chuvas abundantes que provocavam cheias que separavam as populações".

No intuito de corrigir estes problemas, disse, o Governo apostou no fortalecimento das ligações com o enclave, o que implicou investir no primeiro avião timorense, num navio - recentemente lançado em Portugal - e na nova ponte.

"Para quebrar o isolamento de Oecusse apostamos nos meios de transporte, garantindo rapidez e mobilidade. A mobilidade é uma condição sine qua non de cidadania. Modernizar Oecusse reforçando a cidadania era investir na mobilidade", disse.

"A ribeira de Tono, outrora, isolava populações. Mas, a partir de hoje, graças a esta ponte, passa a ser um elo de ligação entre as populações. A ponte Noefefan, sólida e elegante, quebrou para sempre o isolamento das populações, que sofreram décadas de isolamento durante a época de chuvas", disse Lu-Olo.

O Presidente da República recordou que a ponte se insere num projeto mais amplo que representa "uma nova filosofia" e um "novo modelo de desenvolvimento" que apostou na criação de uma Zona Especial de Economia Social de Mercado (ZEESM) onde têm vindo a ser construídas várias infraestruturas básicas.

"A ZEESM de Oecusse poderá assim servir de referência para outros polos de desenvolvimento a serem estabelecidos no território de Timor-Leste, a médio e longo prazo.

Estou convicto que Timor-Leste escolheu o caminho certo, rumo ao desenvolvimento socioeconómico integrado e sustentável", afirmou.


ASP // FPA | Foto: Ponte Noefefan | TATOLI | Xisto Freitas
Share to Google Plus share to whatsapp

About Lospalos News

Lospalos News hanesan media ida ne'ebe eziste hosi ema Lospalos atu transmite informasaun sosial ba publiku no laiha interese ba kualker aspeitu ne'ebe iha relasaun ho osan. informasaun ne'ebe Lospalos News publika mai hosi fontes barak, ho intensaun atu publika tutan ba ema hotu ne'ebe presiza.
comments

0 komentar :

Post a Comment

Komentariu lao ho Etika