News
process...

Guiné Equatorial agradece apoio da CPLP na eleição para Conselho de Segurança da ONU

O embaixador da Guiné Equatorial em Lisboa agradeceu hoje o apoio dos restantes membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) na eleição como membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

"O embaixador Tito Mba Ada destaca e agradece o apoio dado a esta candidatura pelos Estados-membros da CPLP e por outros Estados amigos de todo o mundo", lê-se num comunicado hoje divulgado pela missão da Guiné Equatorial junto da CPLP, com sede em Lisboa.

A Guiné Equatorial, o Peru, a Costa do Marfim, o Kuwait e a Polónia foram hoje eleitos pela Assembleia-geral da ONU para assumir um mandato de dois anos como membros não-permanentes do Conselho de Segurança, posição que assumem a 01 de janeiro de 2018.

O embaixador manifestou-se confiante de que a atuação da Guiné Equatorial neste órgão das Nações Unidas se "pautará por um estreito cumprimento das regras que sustentam o funcionamento daquela organização".



Após os respetivos pactos regionais, a Guiné-Equatorial, membro da CPLP desde julho de 2014, conseguiu 185 votos. O Peru obteve 186 votos, a Costa do Marfim 189 votos, o Kuwait 188 votos e a Polónia 190 votos.

Anteriormente já tinha sido acordado que Itália iria ceder o seu assento no Conselho de Segurança da ONU à Holanda durante o próximo ano.

Holanda e Itália apresentaram, respetivamente, uma candidatura a membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU para o biénio 2017-2018, mas não conseguiram os votos necessários para conseguir um mandato separado. Os dois países alcançaram um acordo e decidiram dividir o mandato.

Assim, a Itália assumiu o primeiro ano de mandato, passando depois o testemunho à Holanda.

Apesar do acordo entre Roma e Haia, a Assembleia-geral da ONU tinha de ratificar a cedência de lugar.

As votações na Assembleia-geral das Nações Unidas são secretas.

Estes novos membros não-permanentes vão substituir no Conselho de Segurança outros cinco países: Egito, Senegal, Uruguai, Japão e Ucrânia.

O Conselho de Segurança conta com cinco membros permanentes que detém poder de veto: Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e China.


JH (SCA) // PJA
Share to Google Plus share to whatsapp

About Lospalos News

Lospalos News hanesan media ida ne'ebe eziste hosi ema Lospalos atu transmite informasaun sosial ba publiku no laiha interese ba kualker aspeitu ne'ebe iha relasaun ho osan. informasaun ne'ebe Lospalos News publika mai hosi fontes barak, ho intensaun atu publika tutan ba ema hotu ne'ebe presiza.
comments

0 komentar :

Post a Comment

Komentariu lao ho Etika